Este blog foi criado com o objetivo de partilhar todas as pesquisas realizadas a fim de responder muitos questionamentos que perpassam a educação brasileira. Para começarmos a discussão sobre alguns fatos que interferem na qualidade da educação é necessário conhecer os conceitos dos quais eles se fazem presente para consequentemente refletir sobre as possibilidades de mudanças. Mas o importante é ressaltarmos a nossas vivências com experiências tanto nos estágios como também em sala de aula no nosso cotidiano. (Alane Oliveira)
O que é letrar?
Para letrar é
necessário colocar a criança em estado permanente de muita LEITURA e reflexão
sobre o que é lido: jornal, revistas, contos de fadas, histórias infantis,
letras de músicas, adivinhas, quadrinhas e parlendas. Com essa prática
sistemática a consolidação do principal conceito para a leiturização da criança
se efetivará: o aluno compreenderá que a escrita é a representação da fala, mas
tem normas diferentes e complexas daquelas que regem a fala.
O que é alfabetizar?
Já alfabetizar
requer reflexões específicas sobre o funcionamento dos conteúdos nos textos com
função social elencados acima. Esses textos deverão ser tomados como objeto de
trabalho e deverão ser de tipologia e gêneros variados. Seu estudo deve partir
sempre dos aspectos mais amplos para o menor, ou seja, da análise do todo
(unidade temática, paragrafação, elementos coesivos, …. até se chegar à análise
das relações entre letra e som: a ORTOGRAFIA).
Algumas
teorias não são bem compreendidas ao serem apresentadas e acabam sendo aplicadas distanciadas do sentido
original. O letramento surgiu por uma necessidade mudanças socialmente
construídas, como uma complementação para alfabetização, são processos
indissociáveis. Porém na prática os educadores vêm substituindo os métodos
tradicionais de alfabetização pondo em prática o letramento como um elemento a
parte. Mas, o quando esse método foi pensado não tinha como objetivo anular uma
em função da outra.
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