terça-feira, 23 de julho de 2013

Sejam Bem Vindos!



Este blog foi criado com o objetivo de partilhar todas as pesquisas realizadas a fim de responder muitos questionamentos que perpassam a educação brasileira.  Para começarmos a discussão sobre alguns fatos que interferem na qualidade  da educação é necessário conhecer os conceitos dos quais eles se fazem presente para consequentemente refletir sobre  as possibilidades de mudanças. Mas o importante é ressaltarmos a nossas vivências com experiências tanto nos estágios como também em sala de aula no nosso cotidiano. (Alane Oliveira)

O que é letrar?

Para letrar é necessário colocar a criança em estado permanente de muita LEITURA e reflexão sobre o que é lido: jornal, revistas, contos de fadas, histórias infantis, letras de músicas, adivinhas, quadrinhas e parlendas. Com essa prática sistemática a consolidação do principal conceito para a leiturização da criança se efetivará: o aluno compreenderá que a escrita é a representação da fala, mas tem normas diferentes e complexas daquelas que regem a fala.

O que é alfabetizar?

Já alfabetizar requer reflexões específicas sobre o funcionamento dos conteúdos nos textos com função social elencados acima. Esses textos deverão ser tomados como objeto de trabalho e deverão ser de tipologia e gêneros variados. Seu estudo deve partir sempre dos aspectos mais amplos para o menor, ou seja, da análise do todo (unidade temática, paragrafação, elementos coesivos, …. até se chegar à análise das relações entre letra e som: a ORTOGRAFIA).


Algumas teorias não são bem compreendidas ao serem apresentadas e acabam sendo aplicadas distanciadas do sentido original. O letramento surgiu por uma necessidade mudanças socialmente construídas, como uma complementação para alfabetização, são processos indissociáveis. Porém na prática os educadores vêm substituindo os métodos tradicionais de alfabetização pondo em prática o letramento como um elemento a parte. Mas, o quando esse método foi pensado não tinha como objetivo anular uma em função da outra.


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